Contactos

JB Flores e Plantas

  • Pessoa de contato: Breno Ricci ou Julia Lorena
  • Telefone: +55 (33) 3284-24-88
  • +55 (33) 8403-82-40
  • +55 (33) 9117-00-30
  • Endereço postal: Av. Dr. joão de Souza Lima, 751, Frei Inocêncio, Minas Gerais, 35112000, Brasil

Renovações do site

JB Flores e Plantas

JB Flores e Plantas

24/10/11 16:24

Como manter sua Samambaia Sempre Bonita

Para manter estas plantas sempre fortes e bonitas o ideal é manter o vaso em local iluminado que pegue sol no período da manhã. Essas plantas são muito sensíveis ao vento, particularmente a samambaia-de-metro. Aprenda como cuidar delas:

Rega

Regar de duas a três vezes por semana, no verão, as samambaias precisam mais água do que no inverno. Molhe o vaso por igual, tomando cuidado para não encharcar, o que poderia causar apodrecimento da raiz. O segredo é nunca deixar o vaso totalmente seco. As samambaias gostam de receber um chuvisco sobre as folhas.

Poda:

Quando aparecerem folhas amarelas, faça uma poda, abrindo espaço para as brotações.

As mudas que surgirem da extensão do rizoma (caule subterrâneo) devem ser retiradas, evitando que a planta cresça demais e tenha que ser transplantada para um vaso maior.

A renda-portuguesa e a samambaia-de-metro queimam com o frio, portanto recomenda-se podá-las inteiramente antes do inverno chegar ou deixá-las em local mais quente durante a estação fria. Depois, elas brotam vigorosas.

Adubação:
Como qualquer ser vivo elas necessitam de nutrientes para que possam crescer melhor. Um adubo completo para muitos tipos de plantas é o Biofert Jardim, e as samambaias adoram este abubo, pois tem micros e macrosnutrientes em quantidade suficiente para suprir todas as necessidades de sua samambaia.

Pode ser também utilizados adubos ricos em nitrogênio uma vez que ele só produz folha e não troduz flores principalmente para Avenca.

Pragas e Doenças:

Uma das principais pragas da samambaia é o pulgão que é facilmente eliminado com inseticidas naturais como o Combat, deve ser aplicado uma vez por semana durante o período de um mês para que esta praga seja totalmente eliminada.

Já uma das principais doenças que prejudicam a samambaia é um fungo chamado Cercospora, popularmente conhecido como ferrugem, este é controlado com o uso de produtos a base de sulfato de cobre. Pode-se ainda utilizar carvão em no local afetado, pois é um ótimo fungicida natural.

Ela também sofre muito com o ataque de Lagartas e deve ser controlado retirando-as manualmente ou utilizando um produto chamado Dimipel que faz um controle biológico destas lagartas.

Postado por Dr. Plantas

Notícias anteriores
JB Flores e Plantas
JB Flores e Plantas

22/10/11 23:09

JB Flores e Plantas
JB Flores e Plantas

21/10/11 19:00

Datas comemorativas
JB Flores e Plantas
JB Flores e Plantas

20/10/11 19:00

Como cuidar de suas plantas